Leia também
Universidade Franciscana oferece serviços de saúde para a comunidadeEstado apresenta queda nas coberturas vacinais de crianças de até um anoUnidades de Saúde de Santa Maria estão abertas para campanha de multivacinação
Entre as ações apontadas pela publicação, estão:
A comunicação imediata dos casos suspeitos por parte dos profissionais de saúde às respectivas secretarias municipais de Saúde e à Secretaria Estadual da Saúde (SES)A coleta de amostras para confirmação diagnóstica em laboratório O rastreamento e monitoramento dos contatos do caso suspeitoO isolamento do paciente
Para acompanhar a situação da doença, a SES instituiu também o Centro de Operações de Emergências (COE) da monkeypox no Rio Grande do Sul.
Monitoramento
Até o momento, foram confirmados 29 casos no Estado, distribuídos em 14 municípios, e há 64 em investigação. No Brasil, até o momento, são 2.415 casos confirmados e foi declarada transmissão comunitária da doença (quando não há como definir uma cadeia de transmissão do vírus). A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 23 de julho.
Neste ano, é a primeira vez que a transmissão acontece em vários continentes, sem vínculo com viagens à África, região considerada endêmica, onde o vírus já circula há algumas décadas.
*com informações do Governo do Estado
Leia todas as notícias