Estado emite alerta epidemiológico sobre a varíola do macaco

Arianne Lima

Estado emite alerta epidemiológico sobre a varíola do macaco
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) publicou, nesta quarta-feira (10), um alerta epidemiológico sobre a situação da monkeypox no Rio Grande do Sul. O documento reforça as medidas de vigilância epidemiológica a serem adotadas pelos serviços de saúde, tanto da rede pública quanto da rede privada, incluindo laboratórios e Vigilâncias Epidemiológicas municipais.

Leia também

Universidade Franciscana oferece serviços de saúde para a comunidadeEstado apresenta queda nas coberturas vacinais de crianças de até um anoUnidades de Saúde de Santa Maria estão abertas para campanha de multivacinação

Entre as ações apontadas pela publicação, estão:

A comunicação imediata dos casos suspeitos por parte dos profissionais de saúde às respectivas secretarias municipais de Saúde e à Secretaria Estadual da Saúde (SES)A coleta de amostras para confirmação diagnóstica em laboratório O rastreamento e monitoramento dos contatos do caso suspeitoO isolamento do paciente

Para acompanhar a situação da doença, a SES instituiu também o Centro de Operações de Emergências (COE) da monkeypox no Rio Grande do Sul.

Monitoramento

Até o momento, foram confirmados 29 casos no Estado, distribuídos em 14 municípios, e há 64 em investigação. No Brasil, até o momento, são 2.415 casos confirmados e foi declarada transmissão comunitária da doença (quando não há como definir uma cadeia de transmissão do vírus). A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 23 de julho.

Neste ano, é a primeira vez que a transmissão acontece em vários continentes, sem vínculo com viagens à África, região considerada endêmica, onde o vírus já circula há algumas décadas.

*com informações do Governo do Estado

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ficção e realidade se misturam em espetáculo sobre travesti no Mês da Igualdade Anterior

Ficção e realidade se misturam em espetáculo sobre travesti no Mês da Igualdade

Entendendo a importância de uma ‘holding’ Próximo

Entendendo a importância de uma ‘holding’

Geral